Tuesday, April 21, 2009

Cuidado! Lá vem o Urso!

Tão bonitinho… todo fofinho, que pelo lindo! Pois é, o urso sempre chama atenção de alguma forma. Ou pelo seu lindo pêlo ou pelo seu forte e largo corpo, ou pelo poder que emana e a visibilidade que ganha.
Gostou? Achou bonitinho? Então leva para você!

E essa é só pontinha do iceberg!

O poema das Cartas Mundi já traz o aviso:

“Bem estar e alegria é a mensagem do Urso quando ele está a vista; mas, ele diz, cuidado com malevolência e inveja.” (Lenormand – Cartas Mundi)




A alegria e o bem estar não são nossos, mas às nossas custas, pois quem se farta sempre é esse glutão que raspa o prato e ainda quer o nosso. E ai de você se não o der para ele!

Comodistas e oportunistas, visam sempre tirar vantagem das pessoas ou situações.


Estão em toda parte e nos deparamos com eles quase todos os dias.
São homens e mulheres que incorporam a carta 15 na sua forma física ou no seu comportamento e personalidade.


Nas minhas anadanças por essa vida já esbarrei com alguns, e posso dizer que a experiência não foi nada agradável.

Egoísmo e egocentrismo são caracaterísticas marcantes na carta 15.
O urso sente? Claro! Ele sente sim! Intensamente! Mas seu sentimento é oriundo de suas necessidades pessoais, focado somente em si mesmo. O que lhe agrada não tem nada a ver com quem o cerca e ele fará tudo para ter seus desejos satisfeitos.
Seres apaixonados com grandes desejos e sempre insatisfeitos pois são insaciáveis. Isso os torna um perigo! Imaginem só, uma vez que o que temos para dar se enquadre nas necessidades deles teremos a sensação de algo maravilhoso pois vão se banquetear conosco. Darão pouco mas com firmeza para garantir o suprimento do que precisam nos fazendo ter a impressão de que tudo é forte, perfeito, e de que nunca sentimos algo tão intenso antes.

O abraço quente, a pegada forte, as palavras de motivação. Até que um dia a novidade acaba e aí já era! Tudo isso começa a desmoronar na nossa cabeça e o abraço quente passa a ser sufocante e a pegada forte começa a machucar poque ele não quer mais, mas perder não é com nosso amigo então ele vai querer preservar até o que não tem mais graça e procurará algo novo para colocar em cima do que já tinha. Quanto mais, melhor!

Uma frase de um urso que conheci me marcou profundamente e com ela pude vê-lo ali na minha frente, vivo, rosnando e babando, colocando suas garras de fora em seu frenezi caracaterístico. Quando eles estão perto de perder algo ou estão numa fase de abundância, perdem o controle. E a as palavras foram:

“Eu quero tudo. Quero você quero os outros, não quero perder nada. Não deixo nenhuma oportunidade passar mesmo, porque eu não vou perde-la.”

As ações egoístas comprometem quem está perto dele pois para o nosso amigo peludo não existem acordos em quaisquer relações, uma vez que esses são apenas barreiras a sua vontade. O sentimento dos outros é algo que não é levado em conta pois é difícil de perceber, tão etéreo para sua visão e sentidos sintonizados no mundo material. Afinal, se fosse mesmo pensar nele e nas consequências de seus atos teria de medi-los e isso implicaria em perdas, e essa palavra,meus amigos, não está em seu vocabulário! Para ele, os outros que se danem, afinal são somente fontes de alimento.

Outras palavras que ilustram bem isso também foram proferidas pelo nosso robusto amigo:

“Eu é que sei o que é bom para você e para a gente. Se é bom para mim é bom para você. Vai ter de ser do meu jeito!”

Entregar o coração a um deles pode ser extremamente perigoso e danoso. Ele aperta tanto que o quebra. Ele usa e abusa, morde grandes pedaços e bate forte com suas patas nele. Farta-se em seu calor e na doçura de seus sentimentos destruindo-o como faz com as colmeias onde busca mel. E o coração é um alimento tão bom que um só não basta.

Sem qualquer cerimônia, não dispensa quem aparecer e depois vem com aquela ladainha bem conveniente para si:

“Eu sei muito bem separar sexo de amor”

Assim eles acabam querendo ter todo mundo e perdem ter alguém, esquecendo-se que ter todos é não ter nada, pois com a diversidade e rotatividade não conseguimos criar vínculos e ter um é ter tudo pois assim podemos viver intensamente criando intimidade e profundidade de sentimentos. Dessa forma são seres solitários e em conflito por não conseguirem estar sós e com grande dificuldade em manter uma relação a não ser que tenham total domínio e controle sobre suas prezas, o que não é algo raro.

Poder! É isso que eles gostam! De estar por cima, de ter o controle de serem obedecidos e nunca obedecerem.
Se alguém ou alguma coisa os contraria eles põem-se de pé, mostram as garras e gritam, tentando vencer pela força bruta. Ninguém escapa. Família, amigos, namorados, etc.

Orgulhosos, não dão o braço a torcer.

O urso incorpora a força telúrica, a força da terra. Ele hiberna na caverna e habita a montanha. A sua energia é densa e concentrada, fortemente ligada ao mundo material e a tudo que dele vem. Isso o torna lento e preguiçoso, muitas vezes, fazendo-o querer muito e com qualidade mas sem fazer grandes esforços. Espaçoso também, pois está sempre crescendo, aumentando sua massa.
Com relação a isso comenta Cynthia, na minha comunidade do Orkut:

“O urso é a personificação de uma pessoa(seja homem ou mulher) que não vive de ilusões,não acredita em contos de fada! É muito pé no chão e um ser totalmente carnal (vive muito do plano físico),ele não tem nada de espiritual,aliás,se formos ver por esse lado,trata-se de uma pessoa descrente ou contrária á nossa espiritualidade.”

O que poderíamos tirar de bom do Urso é sua capacidade de gerar recursos, de converter o que está a sua volta em algo útil para si. Vemos bem isso na sua bilogia, é um animal onívoro, alimentado-se de frutas, peixe, carne, vegetais para com isso gerar a gordura que o sustentará durante a sua hibernação. Mas ele só sai na primavera, época onde tudo que precisa é abundante e não está longe de si.

Seus pensamentos são densos e limitados, geralmente obsessivos. Quando não tem condições de conseguir o que querem, quando sentem que todo o seu poder não chega para seus fins, caem em depressão e fazem cara de coitados. Quem os vê até tem pena, aqueles olhinhos caidinhos aquela sensação de frustração. Seu discurso é comovente pois eles tem sempre uma desculpa para tudo e mesmo quando causam prejuízo a alguém acreditam que a culpa não foi sua e que a pessoa é totalmente responsável pelo prejuízo gerado (por suas garras e dentes afiados,rs).

Quando bem canalizada a energia da carta 15 ela pode se mostrar portetora e poderosa, corajosa e brava, mais ainda meio abrutalhada. Para ilustrar segue mais uma observação da Cynthia:

“Quantas pessoas não contam com o apoio do amigo urso!? O amigo urso pode ser um policial esquentado,um traficante,um rapaz briguento,um marido ciumento,um irmão boxeador,um namorado faixa preta...daí quando surge algum perrengue pro seu lado,você chama ele e ele vai acertar as contas com a pessoa que te machucou.”

E dessa forma temos O urso:

“Um dos predadores mais reverenciados da natureza. Imensamente poderoso , um animal que incorpora a selvageria e o perigo do mundo natural.”
Frase extraída do documentário: "The Man who lives with Bears"

9 comments:

Anonymous said...

Oi Alex,
Sempre entro no seu blog e na comunidade do orkut e acho que todos os textos ajudam demais a interpretação das cartas. Melhorei mutio depois que comecei a ler.
Hoje li este comentário sobre o urso e também consegui enquadrar um amigo nesta descrição. Impressionante!!!! Exatamente igual. Quer tudo e todas e do jeito dele. Sem esforço, sem abrir mão de nada. É um ser apaixonante, infelizmente.
Tem alguma coisa que possamos fazer para mudá-lo. Ele algum dia vai se apaixonar e ser fiel? Desculpe, diante da descrição não pude me controlar e tive que perguntar. Obrigada, Viviane

Alexsander said...

Oi Vivi!

Olha, mudar as pessoas é algo muito difícil de se fazer pq sozinhos não conseguimos. Elas só irão mudar se quizerem e estiverem receptivas a ajuda externa. Foi com esse pensamento, de que poderia "mudar as coisas" que embarquei numa canoa furada e fui pego pelo esmagador abraço do Urso. O que vc pode fazer é trabalhar para ter uma visão bem clara da realidade e promover uma mudança em vc em relação tudo que está vivendo.

esses ursos não são fáceis!!!

bje enorme e boa sorte!!!

Paulo Afonso said...

Os Ursos não são fáceis mesmo... isto fez-me lembrar de uma leitura que me fizeste amigão, em que aparecia alguém identificado com essa carta. Pois é, os Ursos são mesmo difíceis.

Ananda said...

Oi Alê,

Que gostosura aprender com você!

Será que temos alguma chance de resistir ao encanto do "ursinho", caso ele "nos escolha"?.

Um Urso em nossa vida! Como recolher os cacos após a passagem dele?

Quem não reconhecer algum urso em sua vida depois de ler esse post..Que atire a primeira pedra rsrsrs... Bjs. Cris

maryvaleriano said...

Oi alex.
Como nao identificar pessoas conhecidas no urso?
Eu ja fui (cuz credo!)casada com um assim.

Dez de que encontrei voce e tuas palavras on line, estou tomando verdadeiros "porres" das coisas que voce escreve e fala.
E' sorpreendente como voce consegue explicar, em modo que atè Euzinha Ignorante da Silva, compreendo, e com prazer repito.
Nao é que voce tem algo marcado aqui pros meus lados (italia)em alguma conferencia ou coisa similar? Seria bom demais poder te escutar ao vivo.

Ana Domingos said...

Que delícia de post. Amei aprender sobre o Urso. :) Obrigada por compartilhar seu conhecimento.

Emanuel said...

http://web.cala.asso.fr/IMG/gif/uma.gif.
Uma imagem diz mais que muitas palavras.

Thales Antonio said...

Alex, como está você?? faz muito tempo que nao nos falamos, me manda noticias por email.
Quando você está vindo aqui p Natal??
Abraços!!!

thales_antonio@hotmail.com

Anonymous said...

Eu tirei 3 cartas perguntando sobre uma pessoa e saiu

o urso, o cigano e as nuvens. Eu percebi que realmente está dizendo que esse cigano (pessoa que perguntei) é um urso mesmo. só não entendi as nuvens. O que quer dizer essas 3 cartas juntas? Agradeço. Keh