Saturday, December 08, 2012

O baralho fofoqueiro




Há algum tempo que essa expressão me incomoda.
Apesar de ser usada de forma carinhosa e de dar um ar especial ao baralho cigano não acredito que faça jus ao que se propõem.

Quando dizemos “baralho fofoqueiro” queremos dizer que ele diz tudo. Soa como se SÓ o baralho cigano dissesse tudo e só ele nos trouxesse informações tão detalhadas, o que é uma inverdade.
Na verdade, todo o oráculo é “fofoqueiro” na sua simplicidade ou complexidade simbólica e estrutural. O que vai definir o nível de acertos ou a qualidade de detalhamento na análise ou previsão não é o tipo de oráculo que estamos usando e ,sim, o conhecimento e as habilidades do leitor.

Já tive consultas com tarólogos, astrólogos e runemals que me disseram tudo e mais alguma coisa com uma riqueza de detalhes de arrepiar e, no entendo, não estavam suando o baralho cigano.

O que acontece é que o petit Lenormand tem símbolos cotidianos, ou seja, fazem parte da nossa realidade e vivências, ganhando sentido de forma imediata, sem que tenhamos de ter grandes estudos ou preparações. Afinal, todos sabem que o cão é o melhor amigo do homem e, por isso, está a ele atrelado o significado de fidelidade e parceria; que o sol é símbolo da alegria ou mesmo que a cobra é um perigo ou que não devemos confiar num amigo urso.

Esse imediatismo, esse contado direto e vivencial com os seus símbolos é que traza falsa impressão de que ele fala mais do que os outros oráculos. Na verdade ele tem uma linguagem que nos é acessível e de fácil compreensão. A chave para uma boa consulta está no conhecimento que temos do sistema simbólico com o qual trabalhos em conjunto com a nossa intuição e experiência de vida.

O baralho cigano TAMBÉM é um baralho fofoqueiro como todos os outros oráculos o são nas mãos de quem é competente para usá-los.

No comments: