Thursday, December 13, 2012


É sabido que a associação do nome de Lenormand e dos ciganos ao baralho foi uma estratégia de marketing dos fabricantes de carta para aumentarem suas vendas. O baralho cigano que conhecemos hoje foi criado como um jogo de tabuleiro para o entretenimento das familias em cerca de 1799-1800 com o nome de Jogo da Esperança e só veio a ser lançado como uma ferramenta exclusivamente divinatória por volt
a de 1840 levando o nome de Mlle Lenormand. Mas essa é uma outra história que contarei depois.

Mesmo toda essa origem mágica não passar de folclore e marketing, isso não tirou em nada a magia e a força das cartas que existem até hoje tendo sua popularidade aumentando exponencialmente a cada dia em todo o mundo.

O interessante é que em nosso país, a terra onde tudo dá, e onde tudo se mistura e se reconstrói, antropofágica; o que era irreal se torna REALIDADE.

Temos uma forma muito particular de ver o baralho cigano que só existe aqui. Sincretismo com os orixás e guias, junto com erros de impressão que provocaram alterações nas imagens das cartas induziram-nos a interpretá-las de uma outra forma, criarando o que chamamos de ESCOLA BRASILEIRA.

Esse corpo de ideias, esse entendimento e estudo se consolidou e ganhou forma num baralho muito especial, o primeiro feito aqui, que encerra em si toda a essencia da escola brasileira, que nasce a partir de sua criação. Ele é o TAROT CIGANO de Katja Bastos e da Trybo Cósmica!

Ele foi criado pela Rainha Cigana, um espírito de muita luz, a partir do petit lenormand, em conjunto com um renomado artista plástico que seguiu todas as suas orientações de forma que sua lâminas encerrassem os fundamentos de sua escola iniciática para que através de sua linguagem simbólica pudessem compartilhar o mundo espiritual e o material.

E dessa forma, na mágica Pindorama, na Terra Brasilis, a lenda, ou melhor, o sonho se torna realidade. O lenormand renasce no nosso país pelos ciganos espirituais, através da Rainha Cigana.

No comments: